Hibisco Roxo é o primeiro romance da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. 1 O tema central da obra é violência doméstica. A história é narrada pela adolescente Kambili, que junto a seu irmão e sua mãe sofrem por conta do fanatismo religioso e violência por parte do seu pai Eugene.
![]() |
Livro Hibisco Roxo, Editora Companhia das Letras |
A forma como a escritora trata a dependência emocional das vítimas numa relação de violência doméstica é muito realista e acredito que esse tipo de leitura pode fazer com que as pessoas tenham mais empatia e conhecimento sobre relacionamentos abusivos. Tomar conhecimento dessa dependência explica uma recente alteração na Lei Maria da Penha, agora a denúncia de terceiros é o suficiente para abrir uma ação contra um agressor 2. Antes, para abrir a ação contra um agressor, era necessária a denúncia da vítima. Se ela fosse agredida, mas não denunciasse o companheiro, nada poderia ser feito. E ainda havia a possibilidade da mulher retirar a queixa diante das pressões do agressor. Esse foi um grande passo na nossa legislação para o enfrentamento da violência doméstica. É preciso entender a complexidade das relações de abuso.
Síndrome de Estocolmo é o nome dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação (tortura, etc), passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor. 3
a maioria das pessoas é bem familiar a esse distúrbio e deve passar por calafrios imaginando a dor que alguém possa ter passado até chegar a esse estado. Vítimas de violência doméstica chegam a esse estado muitas vezes, mas as pessoas já não parecem ter tanta empatia assim nesses casos. E essa falta de empatia se expressa quando dizem coisas do tipo:
Mulher que apanha do marido e não larga dele é porque gosta de apanhar
ou
porque não larga ele? porque se submete a isso
A culpa é transferida para a vítima. Essas pessoas ignoram a dependência emocional e o medo da vítima. Um medo muito justificado, já que a maioria dos assassinatos das mulheres vítimas de violência doméstica ocorrem no momento que elas decidem dar um basta na relação. Isso sem contar com a dependência financeira, algo que se torna ainda mais crítico quando o casal tem filhos.
A seguir uma palestra sobre violência doméstica de Leslie Steiner ao TED.4 Leslie Steiner esteve em um relacionamento com um homem que constantemente a agredia e ameaçava sua vida. Nesta palestra ela fala sobre o seu relacionamento e corrige más interpretações que muitas pessoas têm a respeito das vítimas de violência doméstica. A palestra é muito esclarecedora sobre toda a complexidade das relações abusivas e o porquê é tão difícil sair de uma relação de abuso.
Leslie Morgan – Por que as vítimas de violência doméstica não vão embora?
Mais sobre o tema …
- Hibisco Roxo
homoliteratus.com/hibisco-roxo-de-chimamanda-ngozi-adichie/ - Lei Maria da Penha vale mesmo sem a denúncia da vítima
brasil.estadao.com.br/noticias/geral,lei-maria-da-penha-agora-vale-mesmo-sem-a-necessidade-de-denuncia-da-vitima,833694 - Sindrome de Estocolmo (Wikipédia)
pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Estocolmo - Palestra TED de Leslie Morgan Steiner
www.ted.com/talks/leslie_morgan_steiner_why_domestic_violence_victims_don_t_leave
Deixe um comentário